Sobre os ensinamentos do CrossFit…

Blog

logo-crossfit-capixaba-cinza

Sobre os ensinamentos do CrossFit…

Muito se diz por aí sobre a superação no CrossFit, sobre ser melhor a cada novo dia, treinando as nossas fraquezas em busca de ser, hoje, mais bem condicionado que ontem. Idolatramos o suor que deixamos no chão como prova da nossa perseverança e dedicação. Aplaudimos a evolução de cada exercício, crendo cada vez mais, que são nas pequenas ações que alcançamos os grandes objetivos. Esse esporte, sem dúvida alguma, tem muita coisa a nos ensinar…

E eu cresci ouvindo sobre a importância do esporte. Sobre como ele nos torna seres humanos melhores e mais capazes, o valor da disciplina, o comprometimento, a dedicação… Ouvia isso a torto e a direito. Não que eu tenha levado isso em consideração nas minhas escolhas, porque, convenhamos, foram quase 30 anos entregue ao sedentarismo. Então sim, se você é dos esportes desde que se entende por gente, você provavelmente já entendeu o efeito que ele pode ter na sua vida!

O CrossFit apareceu pra mim de repente. Era o início do que viria a ser uma grande febre mundial (bom, já era mundial eu acho… O Brasil estava engatinhando ainda – e se o Brasil engatinhava, imagina o Espírito Santo?!). Logo de cara eu me apaixonei. Tão rápido quanto a paixão veio a percepção da quantidade de coisas que eu não sabia fazer, mas queria aprender logo… para ontem. Aquele velho desejo de abraçar o mundo de uma vez! Não é assim com qualquer sonho? Quando você deseja muito uma coisa, você quer alcançar aquilo muito rápido, mas esquece que, para chegar lá, você precisa ir de passo em passo. Exercício a exercício. Dia após dia.

Porque os obstáculos estão aí…  “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho…”. Troque “caminho” e “pedra” pelo seu momento atual e entenderá que sempre tem um obstáculo: “No meio da dieta tinha um brigadeiro. Tinha um brigadeiro no meio da dieta”… Não existe fórmula para se livrar dos brigadeiros da vida, ooops… obstáculos da vida, mas existe aprendizado… O problema do aprendizado é que as vezes não estamos com os ouvidos abertos para ouvi-lo.

Então você respira, reorganiza o pensamento e planeja. “Bom, se eu treinar 5 vezes na semana, uma hora por dia, e fizer um extra aqui e outro ali, eu acho que consigo”. Sempre tem um acho nas nossas falas… Comecei a treinar. Não tinha chuva, não tinha frio e não tinha compromissos. Não havia impedimentos porque existia o objetivo. De maneira ininterrupta segui. E alcancei. Não foi fácil, não foi no tempo dos outros e não foi perfeito… Mas cheguei onde eu queria (não no pistol, porque eu acho que isso não deveria ser considerado exercício!).

E demorou três anos para ouvir o aprendizado e entender que a linha de raciocínio do CrossFit é a mesma para a vida! (Debater a minha lerdeza de raciocínio pode ser um tema para um próximo texto!)

Muito se diz por aí sobre a superação no CrossFit… E tem que falar mesmo, para que todos entendam, de uma vez por todas, que o que se faz no box também tem que ser feito fora dele. O treino diário, a perseverança, o esforço extra, a dedicação e o comprometimento… não tem chuva, não tem frio e não tem compromisso. Não há impedimentos. Talvez tenha o equivalente ao pistol na sua vida, mas há sempre uma forma de adaptar. Você tem o seu tempo de alcançar as coisas então não se compare com os outros. Talvez você erre de vez em quando… tá tudo bem, não vai ser perfeito, não precisa ser! Mas precisa ser ininterrupto. O objetivo, o que quer que você queria alcançar, por mais longe que pareça, é alcançado quando a dedicação é ininterrupta e o objetivo é prioridade! O esporte, sem dúvida alguma tem muita coisa para ensinar e o CrossFit está, diariamente, gritando ensinamentos para você… só para você.

 

Você está ouvindo?

Deixe seu comentário